Popularidade do primeiro-ministro do Japão está em queda

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de outubro de 2003 as 01:50, por: cdb

A menos de um mês da realização de eleições gerais, caiu o apoio ao primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, mas o Partido Liberal Democrata, do governo, permanece à frente de seu principal rival, o Partido Democrata, de acordo com uma pesquisa de opinião publicada nesta segunda-feira.

O apoio a Koizumi é de 56% na pesquisa mais recente, publicado pelo jornal Mainichi Shimbun, nove pontos a menos do que na anterior, realizada nos dias 22 e 23 de setembro, coincidindo com a nomeação de um novo gabinete e com uma alta no mercado de ações.

Apesar da queda da popularidade de Koizumi, o Partido Liberal Democrata continua na frente de seu mais próximo rival, o Partido Democrata, na disputa pelas eleições na Câmara dos Representantes, em 9 de novembro, segundo a pesquisa.
 
Cinqüenta por cento dos entrevistados disseram que desejam que o novo governo seja centralizado pelo Partido Liberal Democrata, enquanto 36 por cento esperam que o Democrata seja o principal partido do governo depois da eleição.