População recebe orientações para combater a tuberculose

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 24 de março de 2012 as 08:38, por: cdb

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando um trabalho de conscientização da população neste sábado (24), quando se comemora o Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose. Uma equipe da secretaria está de plantão na Praça São Salvador, com as informações sobre a forma adequada de combate à doença, que vem aumentando em todo o mundo nos últimos anos, segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Enfermeiros, técnicos e assistentes sociais do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, participaram ativamente do plantão de informações, que se estende até o início da tarde, distribuindo folhetos explicativos e os procedimentos que devem ser seguidos, em caso de suspeita da doença.

Para Herval José dos Santos, que passava pela Praça São Salvador e procurou informações, a montagem do estande na praça é importante. “Aproveitei para pegar informações e medir a pressão arterial, que estava boa. Graças a Deus não apresentei nenhum dos sintomas descritos pelas assistentes que me atenderam”, afirmou ele, que aprovou a iniciativa.

Os sintomas da tuberculose são: tosse há mais de três semanas, febre baixa ao anoitecer e perda de apetite, consequentemente, com a perda de peso. As pessoas que apresentarem estes sintomas deverão procurar um ambulatório específico para este tipo de doença, que é o Centro de Referência Augusto Guimarães, que funciona em anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). O tratamento é totalmente gratuito e o exame realizado no mesmo dia.

Campos é referência no tratamento da doença para as regiões Norte e Noroeste do Estado e a intenção é manter o índice de contaminação que acontece através do ar.

Postado por: Luciana Fonseca – 24/03/2012 11:29:00

Últimas Notícias…