População de Poço Comprido recebe o Projeto Dia de Campo

Arquivado em:
Publicado Sexta, 17 de Fevereiro de 2012 às 14:20, por: CdB

Nessa quinta-feira, 16, a comunidade de Poço Comprido, povoado de Bate-Pé, recebeu técnicos, agrônomos e a equipe da Administração Municipal para a realização do Projeto Dia de Campo. O projeto consiste no ensinamento de técnicas de alimentação dos animais, de plantio e cultivo aos pequenos agricultores que vivem na zona rural e tem o objetivo de incentivar o crescimento da agricultura familiar.

Durante o Dia de Campo, foram ensinadas técnicas de plantio da palma adensada, que pode ser usada como fonte de alimentos para alguns animais, produção da leucena, planta que pode ser utilizada como uma fonte de proteína para o solo, e técnicas de produção de fenagem e de conservação delas. O projeto é mais uma ação que reforça a preocupação da Administração Municipal com o incentivo aos pequenos agricultores e com toda a população da zona rural em geral.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância de realizar projetos e ações que promovem a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida dos moradores da zona rural. “O Dia de Campo ensina aos agricultores técnicas para que eles possam aperfeiçoar o que já sabem, e para que possam aproveitar o conhecimento de outras pessoas, que pesquisaram muito para passar o conhecimento para eles. O projeto busca incentivar a prática da agricultura familiar, para que os moradores consigam tirar daqui mesmo o alimento e  possam complementar a renda”.

O morador e agricultor, Manoel Viana, avalia a relevância de projetos voltados para a zona rural. “Tenho 72 anos e nasci e me criei aqui. O Dia de Campo ensina muita coisa boa para nós agricultores, porque Poço Comprido é uma região com muita dificuldade, a estiagem é longa, mas de um certo tempo para cá as coisas melhoraram. Vieram as ampliações das escolas, o transporte dos alunos, das professoras, que hoje têm um carro para buscar e para levar, a ampliação das aguadas”.

O secretário municpal de Agricultura, Odir Freire, acredita que o Dia de Campo é mais um projeto que contribui para a melhoria da qualidade de vida na zona rural. “Os trabalhos que são realizados têm a finalidade de contribuir com o homem do campo, que precisa de um apoio da Administração Municipal para poder se desenvolver cada vez mais”.

As ações de melhorias feitas na zona rural têm atraído de volta muitas pessoas que haviam saído de Poço Comprido. Segundo o agricultor familiar Valdinei Morais, a região já atrai muitas pessoas que saíram em busca de uma vida melhor. “Moro aqui há 47 anos e passei 5 anos em São Paulo, quando soube das melhorias de Poço Comprido acabei voltando e não me arrependo. É difícil para a gente viver no semi-árido, mas projetos como o Dia de Campo são muito importantes, porque a cada dia a gente aprende mais. Eles mostram para a gente como é que podemos botar em prática o que eles ensinam”. 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo