Ponto de Cultura: Exposição fotográfica revela resultado de oficina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 11:21, por: cdb

O resultado da Oficina Fotografia e Memória, realizada pelo Ponto de Cultura Colenda, no final do ano passado, será exposto na Sala Verde da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, de 7 a 30 de março. A oficina foi ministrada pelo fotógrafo Fábio Conterno e teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão da fotografia e suas possibilidades como imagem, instrumento de memória social e cultural, além de ferramenta de comunicação e linguagem visual.

A exposição será composta por aproximadamente 40 fotografias, todas produzidas durante as visitas aos ateliês de artistas cascavelenses, como: Vera Simon, Dirceu Rosa e Lyria Wolf. Entre as fotografias, estão as da aluna Sheila Cristinha Ribeiro do Monte que comenta sobre o resultado da oficina. “Além de conhecer um pouco sobre as técnicas de como fotografar, também conhecemos o trabalho dos artistas de Cascavel. Essa exposição mostra o meu olhar sobre o que visualizei, assim como os dos meus colegas de oficina”.

Para a secretária de Cultura, Judet Bilibio Haschich, é importante oferecer a oportunidade dos alunos apresentarem para a sociedade as fotografias produzidas. “A exposição é um incentivo a mais para que os alunos explorem ainda mais as técnicas da fotografia e se tornem, futuramente, artistas nessa área. Além disso, eles captaram um pouco do contexto da arte em Cascavel, mostrando o trabalho realizado por artistas cascavelenses”.

O professor da oficina, Fábio Conterno, explica que aulas agregaram dois temas importantes: a produção fotográfica e o aspecto da produção artística de Cascavel. “Os temas fizeram com que os alunos se sentissem parte dessa produção cultural, pois eles desenvolveram um trabalho com os artistas de Cascavel e resultado disso, que é a fotografia, também se tornou um produto de arte. A exposição contribui para que os alunos interajam e mostrem o conhecimento que eles se apropriaram”.

Participam da exposição: Maria Giselta Veiga, Sidinei dos Santos, Bruna Mayara da Silva, Vera Simon, Blanca da Paz Trevisan, Shirlei Dodrovoeski, Sheila Cristina do Monte, Enio Augusto de Queiroz, Maria Helena Cavalheiro, Tharles Marcelo Sett, Cláudio Ricardo Forjaz, Henrique Veran Forjas, Rozeli Aparecida Santos, Vanessa Cassol, Thales Felipe Bertaglia, Julia Kottwitz de Lima, Fernanda Cafelin Desla, Gustavo Cardoso Melo e Gelsa Terezinha Parizotto.

O Ponto de Cultura Colenda é um projeto realizado a partir de convênio firmado entre o Município de Cascavel, por meio da Secretaria de Cultura, com o Ministério da Cultura.