Ponte Preta e Guarani precisam voltar a vencer no Brasileiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 14 de junho de 2003 as 00:22, por: cdb

Ponte Preta e Guarani já fazem um dos clássicos de maior rivalidade no futebol brasileiro. Quando os resultados anteriores ao confronto não ajudam, a tensão e a importância da partida aumentam.

É assim que as duas equipes se enfrentam neste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Guarani perdeu nas duas últimas rodadas e caiu para a 15ª posição, enquanto a Ponte não vence há três rodadas e é a vice-lanterna da competição.

O time alvinegro também terá mais um tabu pela frente. Há 20 anos que a Ponte Preta não vence o principal rival jogando no Moisés Lucarelli. A última vitória aconteceu no dia 10 de julho de 1983, por 1 a 0. De lá para cá foram 10 jogos, com seis empates e quatro vitórias alviverdes.

O último confronto entre as duas equipes pelo Brasileirão, porém, é animador para a Ponte Preta. Em 2002, a Macaca venceu o Bugre por 4 a 2, de virada, no Brinco de Ouro, quebrando um longo tabu sem vitórias no clássico.

Por sua vez, o Guarani ainda não venceu fora do Brinco de Ouro neste Brasileirão. O time bugrino, inclusive, venceu pela última vez fora de seu estádio no Campeonato Paulista, dia 23 de fevereiro, ao fazer 3 a 1 na Ponte Preta, no mesmo Moisés Lucarelli onde joga neste sábado.

Em busca da vitória, o técnico Abel Braga não poderá contar com sua dupla de laterais titular. Pela direita, Marquinhos foi expulso contra o Atlético-PR e será substituído por Mantena. Na esquerda, porém, está a principal dúvida do treinador.

Como Ronildo também está suspenso, levou o terceiro cartão amarelo contra o rubro-negro paranaense, Abel deve colocar Alan na lateral. Outro opção do treinador, porém, é recuar Jean para fazer a função, abrindo uma vaga no ataque para Vaguinho.

O Guarani também não está totalmente definido. Dois jogadores desfalcam o alviverde. Emerson, expulso contra o Santos, está fora. O mesmo acontece com Reinaldo, convocado para a seleção brasileira sub-20.

Na vaga de Emerson, está definida a entrada de Leandro Guerreiro. Já para o lugar de Reinaldo, Pepe ainda não confirmou, mas deve colocar o veterano Esquerdinha na posição. Outra opção é puxar Simão para o meio, com a entrada de Rui na lateral-direita.

PONTE PRETA x GUARANI

Data: 14/6/2003 (sábado)
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Horário: 16h
Árbitro: Paulo César Oliveira (FIFA-SP)
Auxiliares: Evandro Luís Silveira (SP e Adriano Augusto Lucas (SP)

Ponte Preta
Alexandre Negri; Mantena, Gabriel, Gérson e Alan (Jean); Roberto, Romeu e Luizinho Vieira; Fabrício Carvalho, Sérgio Alves e Jean (Vaguinho)
Técnico: Abel Braga

Guarani
Jean; Bruno Quadros, Paulão e Juninho; Simão, Leandro Guerreiro, Esquerdinha (Rui), Marquinhos e Alex; Rodrigão e Vágner
Técnico: Pepe