Políticas sociais de Belo Horizonte são referências para a África do Sul

Arquivado em:
Publicado Quarta, 25 de Janeiro de 2012 às 15:51, por: CdB

Uma comitiva sul-africana formada pela vice-ministra de Desenvolvimento Social, Maria Ntuli, e por autoridades e técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social e da Agência de Desenvolvimento Nacional da República da África do Sul, visitou na terça-feira, dia 24, programas e projetos da Prefeitura de Belo Horizonte. O objetivo foi interagir com as pastas e equipes responsáveis pelos programas de erradicação da pobreza, o que incluiu visitas a projetos relacionados com o Fome Zero. A capital mineira foi escolhida pelo fato de ser referência no Brasil e no exterior em políticas socias e de segurança alimentar, a cidade foi escolhida pela comitiva. Recentemente foi lançado na África do Sul o programa Food For All (Alimento para Todos).

O grupo realizou uma vista técnica ao Aglomerado da Serra, onde conheceram a Umei São João, local no qual o foco da visita foi a política de merenda escolar. Os sul-africanos visitaram também o BH Cidadania e conheceram as políticas e programas do Núcleo de Apoio à Família (NAF) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Durante a visita técnica, o premiado projeto Vila Viva foi apresentado, com sua ênfase na regeneração do espaço urbano e nas unidades habitacionais diferenciadas por perfil familiar. No Mirante da Serra, todos apreciaram a vista da cidade. A delegação conheceu também a estrutura do Restaurante Popular I, na região central, onde são servidas cerca de 5 mil refeições diárias. A coordenação do restaurante explicou todo o processo, da recepção dos alimentos à preparação das refeições, passando pelo estoque e pelo cardápio.

Worshop

A comitiva foi recebida à tarde na Prefeitura de Belo Horizonte pelo prefeito Marcio Lacerda, que participou de um workshop entre secretários, técnicos da PBH e a delegação. Secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Rodrigo Perpétuo destacou a importância do intercâmbio de boas práticas entre os governos e ressaltou as boas relações de Belo Horizonte com a África do Sul, principalmente com as cidades de Durban, Joanesburgo e a província de Gauteng. O secretário municipal de Políticas Sociais, Jorge Nahas, apresentou os programas Bolsa Família e Vila Viva, enquanto o secretário municipal adjunto de Segurança Alimentar e Nutricional, Flávio Duffles, expôs a Política de Segurança Alimentar, premiada em 2009 pelo World Future Council, ressaltando o fornecimento da merenda escolar em todas as escolas da rede municipal, a alimentação servida em asilos e em casa para idosos e os restaurantes populares.

O Vila Viva recebeu o 3º lugar no prêmio internacional Metropolis em 2008 pela sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de vilas e favelas da capital mineira. Já a política de segurança alimentar de Belo Horizonte recebeu em 2009 o 1º lugar no prêmio Políticas do Futuro.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo