Polícia realiza megaoperação em morros do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 24 de outubro de 2003 as 19:14, por: cdb

A Polícia Civil está realizando uma megaoperação, desde a manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Cerca de 400 policiais de delegacias especializadas estão espalhados em vários pontos da cidade à procura de traficantes de drogas. A operação já fez uma vítima na favela dos Macacos, em Vila Isabel. Um adolescente de 15 anos foi morto durante confrontro entre soldados e traficantes.

A operação, para cumprir mandados de busca e apreensão, é concentrada em três favelas da zona norte do Rio. A operação começou às 6h nas favelas do Muquiço, em Guadalupe, de Jorge Turco, em Honório Gurgel, da Lagartixa, na Pavuna, e dos Macacos, em Vila Isabel. A polícia, no entanto, não deu previsão sobre a duração da ação. “A operação não tem hora para acabar”, disse o chefe da Polícia Civil, Álvaro Lins.

A operação conta com o apoio de helicópteros da polícia, que sobrevoaram os morros ocupados. Segundo a assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública, a operação não tem hora para acabar.

Segundo a polícia, os alvos principais da operação são os traficantes Paulo César dos Santos, o “Linho”, e Arlei de Araujo. Os dois são acusados de comandar roubos de carros e ataques contra prédios públicos e policiais na cidade.

Na última segunda-feira, homens armados promoveram uma emboscada contra policiais no bairro da Pavuna, na zona norte do Rio. Nesse ataque, quatro policiais e outras oito pessoas ficaram feridas. A ação teria sido comandada pelos traficantes que estão sendo procurados. Também na manhã de sexta-feira, um policial morreu em uma troca de tiros na favela do Jacarezinho, que estava ocupada pela polícia.

Operação faz primeira vítima

O adolescente L.E.L., de 15 anos, morreu nesta sexta-feira, por volta das 11h30, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, durante confronto entre soldados do 6º BPM e traficantes. Os policiais iniciaram a operação a partir de uma informação do Disque-Denúncia.

Segundo a polícia, o rapaz estava com um revólver calibre 38 da marca Taurus e 29 sacolés de cocaína. Os outros bandidos conseguiram fugir. O caso foi registrado na 20ª DP (Vila Isabel).