Polícia eleva segurança de igrejas coptas na Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de janeiro de 2011 as 09:41, por: cdb

Após o atentado contra uma igreja copta em Alexandria, no Egito, cresce em vários países europeus o temor de novos ataques contra templos dessa minoria cristã. A segurança policial de igrejas coptas foi elevada na Alemanha, na Áustria, na França e na Holanda.

Já em dezembro passado, o Departamento Federal de Investigações da Alemanha (BKA, na sigla em alemão) alertara as autoridades para ameaças de atentados contra igrejas coptas divulgados na internet.

Na Alemanha vivem cerca de 6 mil cristãos coptas. Há comunidades em Frankfurt, Munique, Bitburg e Hannover. Estimativas afirmam que há cerca de 5 mil fiéis na Áustria e 45 mil na França.

O bispo da Igreja Ortodoxa Copta da Alemanha, Anba Damian, declarou à imprensa ter recebido várias ameaças. Ele disse à emissora de rádio Bayerischer Rundfunk que há um plano circulando na internet para atacar coptas durante as celebrações do Natal ortodoxo, na véspera do dia 7 de janeiro.

Em Frankfurt, a igreja copta receberá proteção extraordinária também no final de semana, durante uma celebração em homenagem aos 21 mortos de Alexandria.

Na Áustria, um porta-voz do Ministério do Interior disse que o site de uma organização terrorista lista os nomes de 150 coptas que vivem em diversos países, 15 dos quais na Áustria. A organização, autodenominada Estado Islâmico do Iraque, já é conhecida das autoridades locais e teria ligações com a Al Qaeda.

Na França, uma unidade antiterrorismo está investigando as ameaças aos coptas. “A ameaça é muito séria”, afirmou um representante da polícia ao jornal Le Figaro. Na Holanda foi elevada a segurança de igrejas em Amsterdã, Eindhoven e Utrecht, locais também citados no site da organização terrorista.

AS/dpa/kna

Revisão: Soraia Vilela