Polícia do DF estimula o registro de ocorrências simples pela internet

Arquivado em:
Publicado Terça, 20 de Fevereiro de 2007 às 13:42, por: CdB

A Polícia Civil do Distrito Federal quer incentivar o registro de ocorrências menos graves por meio da internet, principalmente neste período de feriado prolongado em que aumenta em 30% o número de ocorrências. Além do DF, cinco estados têm delegacias virtuais (RJ, SP, SE, TO e MT).

- Devido aos dias festivos, ocorre maior número de furtos e de extravio de documentos. Para a polícia, ajuda muito o registra da ocorrência pela internet, porque vamos ter os balcões das delegacias mais vazios -, afirmou a diretora da Divisão de Controle de Denúncias e Ocorrências Eletrônicas da Polícia Civil do DF, Virginia Aparecida Ribeiro Neto.

- Com a delegacia virtual, o policial civil tem mais tempo para apurar as ocorrências relevantes. E para a população, esses fatos são registrados de maneira mais cômoda -, acrescentou.

As ocorrências que podem ser registradas pela internet são: acidente de trânsito sem vítima, aviso de desaparecimento ou localização de pessoa, extravio (perda de documentos pessoais ou celulares, por exemplo) e furto simples (quando não há vestígios, como sinais de arrombamento, impressões digitais ou marcas de escalada de muro).

A diretora explicou que, mesmo quando a vítima não tem pistas do criminoso, é importante registrar as ocorrências para facilitar o trabalho de identificação dos locais onde há maior número de crimes.

- A Polícia Civil trabalha muito com dados estatísticos. Então, onde houver maior incidência de furtos, a polícia pode aumentar a fiscalização, colocar mais homens na rua e chegar à autoria dos delitos - , disse.

Para fazer o registro, é preciso ter no mínimo 18 anos, os dados pessoais e do fato. Além disso, a ocorrência tem que ser referente a fatos ocorridos dentro dos limites do estado que possui delegacia virtual . Quando há erros no preenchimento das ocorrências, os policiais ligam para vítima para corrigir os dados.

A ocorrência on-line é registrada da mesma forma que no balcão de uma delegacia. Depois de seguir os trâmites normais na delegacia da área do crime, a ocorrência registrada e com assinatura virtual do delegado responsável é envidada por e-mail para a vítima.

Virginia Aparecida conta que no Distrito Federal a Delegacia Virtual foi criada em março do ano passado. Em 2006, foram registradas cerca de 12 mil ocorrências e a expectativa é de que, neste ano, o número aumente para 25 mil.

Endereços de delegacias virtuais:

Rio de Janeiro

www.delegaciavirtual.rj.gov.br

São Paulo

www.policia-civ.sp.gov.br

Sergipe

www.delegaciavirutal.se.gov.br

Tocantins

www.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual

Distrito Federal

www.pcdf.df.gov.br/sistemas/dp_virtual/default.asp#

Mato Grosso

www.delegaciavirtual.mt.gov.br/delegacia

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo