Plano de Controle da Dengue é apresentado ao Comitê Municipal de Ipatinga

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 as 12:03, por: cdb

(27/01/2012) – Saúde PúblicaPlano de Controle da Dengue é apresentado ao Comitê Municipal de Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga tornou público nesta quinta-feira (26) o Plano Municipal de Controle da Dengue para 2012. O documento foi apresentado numa reunião realizada no auditório do sétimo andar da Prefeitura e contou com a presença de servidores municipais e representantes da sociedade civil.

A apresentação do plano foi feita pelo enfermeiro e gerente interino da Seção de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga, Anderson Aquiles Silva. Ele apresentou um breve histórico da dengue no município, frisando que muitos casos na cidade não são notificados porque os pacientes não procuram o serviço público de saúde para receber tratamento.

Conforme a diretoria do Departamento de Saúde Coletiva (Desac) da Prefeitura de Ipatinga, Silva Lopes de Paula, o Plano Municipal, que é anual, tem como objetivo reduzir a incidência de dengue clássica e evitar ocorrências de dengue hemorrágica. “Para alcançarmos nossos objetivos, temos que reduzir o aparecimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e mantermos a vigilância ativa nas áreas mais afetadas, contando sempre com a preciosa participação de todos os moradores”, ressaltou.

Para que as ações de combate à dengue se efetivem, o Plano Municipal prevê a criação do Comitê Municipal formado por integrantes da Prefeitura de Ipatinga, Câmara Municipal, representantes das comunidades, membros de associações, agentes de saúde e de combate às endemias e profissionais de saúde e de empresas privadas e outros órgãos públicos.

O plano de combate à dengue de Ipatinga prevê também a formação de uma força-tarefa, com servidores do estado, para incentivar e orientar a população para que procurem focos do mosquito nas residências, onde são encontrados mais de 80% dos criadouros. Nesse período também serão realizadas ações como mutirões de limpeza e atos de mobilização social nas noves Regionais do município.

Por: ACS/PMI