PIB britânico encolhe 0,5% no 4o tri de 2010

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de março de 2011 as 10:38, por: cdb
Bandeira britanica
A agência de estatísticas oficial britânica informou que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,5%

A economia da Grã-Bretanha encolheu pouco menos que o estimado anteriormente no fim de 2010, mas ainda sofreu a maior contração desde 2009, segundo dados que destacam a natureza incerta da recuperação local. A agência de estatísticas oficial britânica informou que o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,5% nos últimos três meses de 2010, taxa ligeiramente menor que a estimativa feita no mês passado.

Os números divulgados não mudam a opinião de economistas de que o PIB do primeiro trimestre deste ano será essencial para o Banco da Inglaterra decidir se elevará os juros no primeiro semestre. Os dados também mostram a vulnerabilidade da economia, enquanto o governo embarca em um duro programa de austeridade fiscal.

O crescimento do PIB britânico em termos anuais não foi revisado, permanecendo em 1,5%, de acordo com as previsões de economistas. Segundo a agência de estatísticas, o dezembro mais frio em 100 anos tirou 0,5 ponto percentual da produção nacional britânica, causando a maior queda do PIB desde o segundo trimestre de 2009. A agência disse que o PIB ficaria estável sem o clima adverso.

O setor de serviços e a construção tiveram as maiores contrações desde o segundo trimestre de 2009, quando a economia britânica estava em profunda recessão. O gasto do consumidor também teve a maior queda desde aquela época.

A produção industrial teve a maior expansão desde o segundo trimestre de 2010, mas não impediu que a Grã-Bretanha registrasse o maior déficit comercial desde que os registros começaram, em 1955.

O déficit em conta corrente totalizou 2,9%  do PIB no quarto trimestre, também o maior desde o segundo trimestre de 2009.