PF investiga ameaça de atentados contra alvos dos EUA no Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 10 de outubro de 2001 as 16:44, por: cdb

A Polícia Federal investiga se um telefonema anônimo alertando sobre ataques contra alvos dos EUA no Brasil era apenas um trote.

A mensagem, deixada na secretária eletrônica em um escritório do consulado argentino de Belo Horizonte, avisou que “quatro jatinhos serão fretados no Brasil e serão jogados contra a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e o Banco de Boston (BankBoston) em São Paulo na próxima semana”, informou a PF, nesta quarta-feira.

“Cerca de 20 números de telefone estão sendo rastreados…Duas ligações são de telefones públicos”, disse a assessoria de imprensa da PF.

“Se a pessoa (que telefonou) for encontrada, será conduzida aqui para a Polícia Federal para ser ouvida”, disse uma porta-voz da polícia. “Aí vai ser mais fácil definir o seu perfil e intenção.”

A Embaixada dos EUA disse que estava em contato com a polícia por causa da questão.

A tensão em todo o mundo aumentou depois dos ataques de 11 de setembro em Nova York e Washington, em meio a temores de novos ataques contra alvos americanos.

Os EUA alertaram seus cidadãos para estarem atentos a possíveis ações de retaliações ou sentimentos antiamericanos depois dos ataques contra o Afeganistão.