Petrobras informa que contruirá três usinas de biodisel

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de outubro de 2006 as 20:24, por: cdb

A Petrobras informou, nesta quinta-feira, que investirá cerca de R$ 277 milhões na construção de três usinas de biodiesel em Candeias (BA, Montes Claros (MG) e Quixadá (CE). Para concluir as obras dessas usinas, com prazo de 13 meses, foi contratada a empresa de engenharia Intecnial, vencedora de licitação iniciada nodia 24 de julho.

As usinas terão capacidade para produzir cerca de 57 milhões de litros de biodiesel no final de 2007, utilizando o álcool, óleos de algodão, soja, mamona e dendê, e gordura animal. Está em estudos o uso de óleos de girassol, amendoim e gergelim, com produção em torno das usinas e previsão de geração de emprego e renda para até 70 mil famílias.

A estatal também informou que está analisando 15 outros projetos no país, em parceria com diferentes investidores, “de grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais”.

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel estabelece que a partir de janeiro de 2008 será compulsória a adição de 2% do produto ao diesel convencional e a meta até 2011 é produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano.