Petrobrás é multada em R$ 66,5 mil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de janeiro de 2005 as 18:35, por: cdb

A Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) multou nesta quinta-feira a Refinaria Henrique Lage, da Petrobrás, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em 5 mil UFESPs (Unidade Fiscal) – em reais a multa eqüivale a R$ 66,5 mil. De acordo com a Cetesb, a refinaria foi responsável pela emissão da fumaça preta que atingiu o meio-ambiente no último sábado (15), proveniente de um vazamento seguido de uma explosão na refinaria.

Segundo a assessoria de imprensa da refinaria, um problema em uma tubulação causou um vazamento na área de transferência de combustível, provocando em seguida o incêndio e o deslocamento de ar. O barulho e a fumaça preta assustou os moradores, principalmente no bairro Vista Verde.

– Achei que estivesse acontecendo uma tragédia e saí correndo para ver o que era. Tremia tudo aqui em casa – contou a dona de casa Márcia Prado, moradora da rua Aruba, que teve rachaduras na residência.

Além da multa, a Cetesb exigiu que a Petrobrás apresente um relatório sobre as causas do acidente e o detalhamento das medidas adotadas para evitar novas ocorrências.