Petrobras é a nova estrela do Ibovespa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de dezembro de 2005 as 12:40, por: cdb

A Petrobras passará a ser o papel mais importante da Bolsa de Valores de São Paulo em janeiro do ano que vem, ultrapassando a Telemar, que ocupava a liderança do Ibovespa desde 2001, segundo a Bovespa. O peso de Petrobras subirá de 7,9% para 8,9%, enquanto o de Telemar recuará de 9,1% para 8,3%, de acordo com a primeira prévia da carteira teórica do próximo quadrimestre, divulgada nesta quinta-feira.

A Bolsa de Valores de São Paulo operava em alta nesta quinta-feira, animada com a expectativa de corte maior da taxa Selic e pelo bom desempenho das bolsas externas. A cassação do mandado do ex-ministro José Dirceu na Câmara dos Deputados também agradou, pelo fato de virar mais uma página da crise política do país.

Cassação

– O mercado considerou a notícia (do Dirceu) muito bem-vinda, porque se não tivesse caído poderia pesar – avaliou o operador Américo Reisner, da corretora Fator.

Pela manhã, o Ibovespa subia 0,58 por cento, aos 32.102 pontos, com volume financeiro de cerca de R$ 103 milhões.

– Hoje se espera bom fluxo, tanto interno como externo – previu Reisner.

Na quarta-feira, a divulgação do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre pior do que o esperado – queda de 1,2% em relação ao segundo trimestre – foi percebida pelo mercado como indicação de maior afrouxamento da política monetária pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A última reunião do Copom em 2005 está marcada para os dias 13 e 14.