Petistas saem em defesa da reeleição de Lula

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 19 de novembro de 2005 as 14:43, por: cdb

Ex-presidente do PT, Tarso Genro disse a jornalistas, neste sábado, que o partido está unido em torno do apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em todo o país, através de programas nas rádios e canais de televisão, líderes petistas vão divulgar a decisão do partido de apoiar a reeleição do atual governo.

– Eu posso te garantir que 90% do partido, ou mais, estão coesos em torno da candidatura do presidente Lula – afirmou Genro. Nesta sexta-feira, durante entrevista, Lula chegou a afirmar que seria candidato, mas voltou atrás e disse que somente irá se definir a partir de março do ano que vem. Ele também criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ter aquecido o debate eleitoral antes da hora.

–  O presidente não deu uma posição definitiva, não orientou a abertura desta discussão. Mas isso é praticamente pacífico entre nós, e as questões programáticas para o próximo período já estão sendo trabalhadas nesta direção – garantiu Tarso Genro.

Novidade

Nesta segunda-feira, nas emissoras de rádio e televisão, vai ao ar o programa do PT estadual. Nesta edição, a novidade será a presença do pré-candidato do PT-RJ ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Vladimir Palmeira. No programa, Vladimir analisa a crise nacional e do PT, a questão do caixa dois e da corrupção na política brasileira, além da situação econômica do Estado e propõe, entre outras questões, a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.

Estes temas voltarão à cena política, no final da tarde de segunda-feira, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, em reunião marcada no Bar Aparelho. O convidado será o vereador Édson Santos, que exerce o quarto mandato consecutivo e é o mais antigo parlamentar da bancada do PT. Em 2002 foi candidato ao Senado, com mais de 1,7 milhão de votos. O vereador esteve à frente das CPIs da Comlurb e dos Quiosques. Hoje é o segundo vice-presidente da Câmara e tem destacada atuação de oposição ao governo municipal. Está à frente das discussões sobre habitação, presidindo a Frente Parlamentar em Defesa da Habitação Popular.