Pessoas preferem gente iguais a elas, mostra pesquisa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de julho de 2003 as 01:43, por: cdb

As pessoas gostam de gente igual a elas. Foi o que concluiu um estudo de pesquisadores da Universidade Cornell que perguntaram a 978 pessoas que qualidades apreciavam mais num(a) companheiro(a) e, em seguida, pediram que eles se autoavaliassem com respeito a essas mesmas qualidades.

Surpresa! Os pesquisadores descobriram que a escolha de um companheiro “parece se basear na preferência por pessoas que se assemelham à percepção que a pessoa tem de si mesma”.

Os pesquisadores pediram que os entrevistados dessem notas de 1 a 9 para características como status, situação financeira, atração física, fidelidade, saúde, capacidade de ser bons pais, devoção, ambição, laços familiares e desejo de ter filhos.

As pessoas que se deram notas altas tenderam a ser mais exigentes em relação a um parceiro, segundo a pesquisa publicada hoje (30) na Proceedings of the National Academy of Science (PNAS).

A maioria das teorias sobre a escolha de um companheiro se baseia na tese de que os opostos se atraem ou que as pessoas procuram alguém com qualidades que consideram importante para criação dos filhos.

O novo trabalho, porém, concluiu que a similaridade de personalidade é fator determinante para qualidade e estabilidade do casamento.