Pesquisas para curar doenças raras serão discutidas hoje em seminário

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 06:22, por: cdb

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) promove hoje seminário para discutir os avanços em pesquisas voltadas para a cura de doenças raras. O evento ocorre no Dia Mundial das Doenças Raras. Mais de 7 mil tipos destas enfermidades atingem entre 6% e 8% da população de todo o mundo. Destas, cerca de 80% são de origem genética. Existem ainda aquelas de origem infecciosa e alérgica. O encontro foi proposto pelo deputado Romário (PSB-RJ).

A abertura do evento contará com a participação dos deputados federais Maurício Quintella Lessa (PR-AL), Erika Kokay (PT-DF), Jean Wyllys (PSOL-RJ), além do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e do deputado distrital Joe Valle (PSB-DF). Também participarão do seminário o PhD em Saúde Pública e associado fundador da Associação Maria Vitória (Amavi), Miguel Fontes; o ex-jogador do Esporte Clube Bahia, Maílson Souza, portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); e a atriz e presidente da ONG Força do Bem, Isabel Fillardis. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também foi convidado para participar do evento, mas ainda não confirmou presença.

Temas
O seminário será composto por quatro palestras com os temas “O Brasil e as doenças raras”, que tem como expositor o médico geneticista Roberto Giugliani; “A Genética como atendimento básico e Portaria 81 do Ministério da Saúde”, a ser abordado pelo médico João Gabriel Daher; as pesquisas com células-tronco, apresentado pela deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP); e “Os avanços das pesquisas em saúde”, a cargo da presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, Greyce Lousada.

Entidades ligadas ao tema e outros portadores de doenças raras também exporão suas experiências.

O seminário ocorrerá no Auditório Nereu Ramos, a partir das 14 horas. Confira aqui a programação.

Da Redação/MM