Pesquisa revela grande número de micro e pequenas empresas sem computador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de outubro de 2001 as 16:57, por: cdb

Um número significativo de micro e pequenas empresas que não usam microcomputadores. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelo SEBRAE/RJ, que aponta para o fato de que 32% não possuem sequer um computador. 30% estão parcialmente informatizadas com PCs de tecnologia ultrapassada e sem nenhum sistema de gestão e 69% não acessam à Internet.

A pesquisa constatou que apenas 38% do universo de 300 mil micro e pequenas empresas estão informatizadas e possuem sistemas de gestão em pelo menos três áreas de atividade. O comércio é o setor onde há a maior carência de informatização, sendo que o percentual de empresas deste segmento que não estão informatizadas é de 40%.

Na área de serviços, 41% utilizam parcialmente a informática. A pesquisa também apontou que a indústria é o segmento que apresenta o maior índice de informatização com 38%. Segundo o levantamento do Sebrae-RJ, 46% do parque instalado das micro e pequenas empresas do estado são formados por computadores 586 e Pentium I, sendo que os computadores 486 representam 36% do parque instalado.

De acordo com o Sebrae/RJ, essa pesquisa retrata a necessidade urgente de parcerias com indústrias de informática e com os bancos para a criação de linhas de incentivos para a aquisição de equipamentos.