Pesquisa revela aumento tecnológico e exclusão nos EUA

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de setembro de 2001 as 15:27, por: cdb

Mais de metade de todas as casas nos EUA tinham um computador no ano passado, mas a exclusão persiste nas classes mais baixas e nos grupos raciais, mostrou um estudo da Agência de Censo norte-americana.

A agência detectou um contínuo aumento no uso de computadores nas residências e um substancial aumento no uso da Internet.

Cinquenta e quatro milhões de casas nos EUA, ou 51 por cento, tinham ao menos um computador em agosto de 2000, bem acima dos 42 por cento em dezembro de 1998.

Mais de quatro em cada cinco casas com um PC tinham acesso à Internet, revelou o estudo, número comparado a pouco menos da metade em 1997.

“O uso da Internet rapidamente está se tornando sinônimo de computador”, disse o analista da Agência de Censo, Eric Newburger.

Mas o estudo mostrou disparidades significativas entre as diversas classes sociais. Nove de cada 10 famílias com renda superior a 75 mil dólares tinham computador. Já entre as famílias com renda inferior a 25 mil dólares, menos de três em cada 10 tinham um PC, e apenas 2 dentre 10 tinham acesso à Internet.

O estudo foi feito com base em pesquisas com 50 mil lares nos EUA.