Pesquisa mostra que número de cheques devolvidos cresceu 6,9% em outubro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de novembro de 2003 as 19:56, por: cdb

Foram devolvidos em outubro em todo o Brasil 3.259.004 cheques, um aumento de 6,9% em relação ao mês de setembro. Comparado a outubro de 2002, o acréscimo foi ainda maior, de 15,2%. Os dados, divulgados hoje pela Equifax, levam em conta cheques de pessoa física é jurídica.

Segundo a empresa, o comportamento negativo em outubro “pode ser explicado pela persistente e continuada retração que a atividade econômica no Brasil tem sofrido em 2003 e, especialmente, pelos seus dramáticos efeitos sobre o mercado de trabalho”.

Outro indicador de inadimplência, o número de títulos protestados, também teve alta. Passaram de 737.372 em setembro para 751.696 em outubro, um aumento de 1,9%. Já em relação ao mês de outubro do ano passado, a quantidade de títulos protestados subiu 5,7%.

De acordo com a Equifax, a retomada da produção industrial iniciada em julho “ainda é de duração e intensidade insuficientes para repercutir de maneira expressivamente positiva sobre o restante da economia e, em particular, sobre o mercado de trabalho”.