Pesquisa mostra que maioria dos britânicos está a favor da guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de março de 2003 as 19:51, por: cdb

A maioria dos britânicos está a favor da guerra no Iraque, segundo duas novas pesquisas, publicadas neste sábado que, pela primeira vez, falam de uma reviravolta da opinião.

Segundo pesquisa do instituto YouGov efetuada junto a 2.116 adultos nos dias 20 e 21 março, desde o início do conflito no Iraque, 56% das pessoas ouvidas estimam que a Grã-Bretanha e os Estados Unidos tiveram razão em preferir a opção militar, enquanto que 36% se opõem.

Esses números da sondagem encomendada pelo Sunday Times são quase que exatamente inversos aos de outra pesquisa realizada pelo mesmo instituto antes dos ataques a Bagdá, segundo a qual 36% dos britânicos apoiavam a opção militar, enquanto que 57% se opunham.

Uma segunda pesquisa realizada pelo instituto ICM para o tablóide News of the World, a ser divulgada no próximo domingo mostra também uma reviravolta da opinião em favor da escolha do premier Tony Blair.

Foram ouvidos nos dias 21 e 22 de março 513 adultos; 60% estimaram que Blair administra corretamente a crise iraquiana, contra 37% que o criticam.