Pesquisa mostra perfil do usuário do transporte do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 29 de outubro de 2002 as 14:03, por: cdb

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro realiza, amanhã (30), pesquisa domiciliar para levantar dados dos usuários do transporte coletivo do Grande Rio. A medida integra as ações do Plano Diretor de Transportes Urbanos, que prevê investimentos estruturais nos setores rodoviário e metroferroviário do estado. Inicialmente, serão visitados 4,1 mil municípios da Baixada Fluminense.

A idéia é descobrir qual meio de transporte a população mais utiliza e seus principais problemas. A partir daí serão traçadas diretrizes para resolver os defeitos do transporte de massa. A primeira etapa da pesquisa será concluída no dia 10 de dezembro.

O governo do Rio prevê que 36 mil pessoas serão entrevistadas pelo consórcio das firmas Logit, Oficina e JGP – responsáveis pela aplicação da pesquisa. Os entrevistados deverão informar as viagens realizadas no dia anterior, os modais utilizados e o valor da tarifa. Nos casos de utilização de veículo particular, as questões serão relacionadas ao trajeto e o preço dos estacionamentos.