Pesquisa mostra britânicos confundem Van Gogh com Da Vinci

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 2 de outubro de 2003 as 18:56, por: cdb

Um em cada 10 britânicos acredita que a “Mona Lisa” foi pintada pelo artista holandês Vincent Van Gogh, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira. O estudo que entrevistou 500 adultos revelou que apenas a metade dos entrevistados conseguiu identificar corretamente Leonardo da Vinci como o pintor de uma das imagens mais reconhecidas do mundo.

Os entrevistados se saíram pior com outros quadros. Apenas 15% foi capaz de nomear o artista norueguês Edvard Münch como o criador da obra “O grito”, extensamente reproduzida. Cerca de 9% acredita que o artista do século XV Sandro Botticelli pintou o quadro “A bigger splash”, de David Hockney, de 1967, que retrata uma piscina californiana.

Mais de dois quintos dos entrevistados admitiram que nunca haviam visitado nenhuma das galerias de arte britânicas, que se vangloriam de ter algumas das melhores coleções do mundo.

Segundo a Encyclopaedia Britannica, que encomendou a pesquisa, os entrevistados de 18 a 24 anos foram os que se saíram pior e que nenhum deles foi capaz de dizer que o austríaco Gustav Klimt é o pintor de “O beijo”.