Peru assume a presidência rotativa do Conselho da ONU

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 1 de novembro de 2006 as 21:45, por: cdb

O embaixador do Peru na ONU (Organização das Nações Unidas), Jorge Voto-Bernales, assumiu nesta quarta-feira a Presidência do principal órgão de decisão da entidade internacional. Bernales destacou “o compromisso do governo peruano de abordar de forma eficaz as matérias que são de competência” do Conselho de Segurança.

Voto-Bernales afirmou que “a estreita ligação do Peru com o sistema das Nações Unidas, desde a sua fundação, é uma constante da política externa” de seu país, diz um comunicado da missão peruana na ONU. O diplomata afirmou que esta ligação se reflete no esforço do Peru para “enfrentar os diversos desafios provenientes da manutenção da paz e da segurança no mundo”.

Ele também disse que os cidadãos peruanos presidiram a Assembléia Geral, a Corte Internacional de Justiça e estiveram na Secretaria Geral das Nações Unidas. “Eles são um exemplo do compromisso que meu país tem com o trabalho de nossa organização”, declarou.

Ele também afirmou que o Peru “está empenhado em fortalecer os processos globais favorecendo a solução pacífica dos diversos assuntos que afetam a paz e a segurança internacionais”.