Perseguição a Bin Laden no Paquistão se intensifica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 8 de março de 2003 as 13:38, por: cdb

A perseguição ao chefe da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, intensificou-se neste sábado nas montanhas do oeste do Paquistão, onde presumi-se que ele esteja refugiado.

As buscas, concentradas na província de Baluchistão, perto da fronteira com o Irã, foram reiniciadas depois da prisão de Khalid Sheikh Mohammed, no sábado passado, em Rawalpindi, Paquistão. Durante a detenção de Mohammed, considerado o nº 3 da Al-Qaeda, foram descobertos documentos que reforçaram a convicção dos investigadores de que Bin Laden estaria escondido nas montanhas áridas da região.

Os documentos encontrados embasaram informações de alguns prisioneiros, que também suspeitam que o braço direito de Bin Laden, Ayman Al Zawahiri, esteja na fronteira paquistanesa.

Segundo serviços de informação paquistaneses, Mohammed disse ter se encontrado com o chefe da Al-Qaeda no fim do ano, “em uma zona montanhosa” a oeste do Paquistão. “No entanto, não soube indicar precisamente onde”, relatou um dos responsáveis pela investigação.

O nº 3 da Al-Qaeda, assim como outros 480 supostos membros da rede detidos no Paquistão, foi entregue às autoridades dos EUA três dias depois de sua captura.