Pequenas empresas brasileiras participam de feira na Alemanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de fevereiro de 2005 as 18:18, por: cdb

Onze empresas de pequeno porte, produtoras de alimentos e serviços orgânicos, representarão o estado do Rio de Janeiro na próxima edição européia da BioFach, feira internacional do setor, que se realiza em Nuremberg, Alemanha, de 24 a 27 deste mês. O evento tem como tema central os produtos orgânicos do Brasil, em função do bom desempenho apresentado pelo país nessa área em 2004, segundo a assessoria de imprensa do Sebrae/RJ, que apóia as empresas.

O técnico do Sebrae/RJ, Ângelo Maciel Baeta, informou que ao todo serão 38 pequenas empresas de 11 estados presentes à BioFach. Os expositores fluminenses oferecerão aos visitantes da feira arroz, café, bebidas energéticas, flores, frangos, ovos, laticínios, frutas, palmito, tecidos e cosméticos orgânicos, disse Baeta.

O mercado nacional de orgânicos se encontra em expansão, mostrando crescimento entre 20% e 30% ao ano, o que indica o potencial a ser explorado. O Sudeste é a região de maior concentração de produção orgânica no país, respondendo por 80% dos produtos certificados.

Para Baeta, falta ainda no país uma estratégias de marketing voltada à sensibilização dos consumidores, a maior parte da produção (92%) ainda é destinada às vendas externas. Em 2004, isso representou a exportação de 16 mil toneladas de produtos orgânicos.