Pentium 4 para notebooks será lançado em 2002

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de agosto de 2001 as 18:26, por: cdb

Uma versão para notebooks do processador Pentium 4 já estará disponível na primeira metade de 2002, de acordo o vice-presidente para a área de plataformas para portáteis da Intel, Frank Spindler, que revelou ainda que o novo processador utilizará o processo de produção de 0,13 mícron (que permite criar chips menores e mais rápidos) e terá freqüências inicialmente de até 1,5 GHz, chegando a 2 GHz até o final de 2002.

Atualmente, o modelo mais rápido da Intel para notebooks é o Pentium III de 1,13 GHz, que utiliza a mesma tecnologia de 0,13 mícron e foi lançado no final de julho, sendo também conhecido pelo nome-código de Tualatin.

O executivo demonstrou pela primeira vez, nesta quarta-feira, o P4 para portáteis, com uma demonstração que utilizou um notebook com a versão de 2 GHz. De acordo com a Intel, o novo processador traz sistema aprimorado de cache e barramento de dados, além de utilizar a tecnologia SpeedStep (já incorporada pela Intel) – que permite trabalhar com velocidades diferentes conforme a fonte de energia, além de usar circuitos menores em sua arquitetura.

A Intel também anunciou o chipset 830, destinado ao Pentium III M, além de novas “versões econômicas” (com baixo consumo de energia) do PIII para notebooks, que estarão disponíveis até o final deste ano.