Pensador François Houtart ministra palestra no Barão de Itararé

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 25 de junho de 2012 as 13:31, por: cdb

O pensador marxista belga François Houtart, que veio ao Brasil para participar da Cúpula dos Povos, dá uma palestra sobre a crise econômica mundial, os dilemas do meio ambiente, a luta política na América do Sul e a cobertura da mídia em São Paulo, nesta segunda-feira (25), às 19h. A atividade, que será aberta ao público, acontecerá no sede do Centro de Estados Barão de Itararé, que promove a palestra em parceria com o jornal Brasil de Fato.

A exposição, destinada a pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, estudantes universitário das áreas das ciências humanas, militantes e ambientalistas, será transmitida pela internet (www.baraodeitarare.org.br e www.brasildefato.com.br )

“A causa fundamental da crise financeira é a lógica do próprio capitalismo, que torna o capital motor da economia. E seu desenvolvimento – essencialmente, a acumulação – leva à maximização do lucro. Se a financeirização da economia favorece a taxa de lucro e se a especulação acelerou o fenômeno, a organização da economia como um todo continua dessa forma. Mas um mercado não regulamentado capitalista conduz inevitavelmente à crise”, disse Houtart, em entrevista concedida ao Brasil de Fato em janeiro.

O endereço do Centro de Estudos Barão Itararé é rua Rego Freitas, 454 – 1º andar – conj. 13, na República, no centro de São Paulo.

Sobre o palestrante

No contexto da crise financeira global, Houtart foi convidado para apresentar as questões da globalização do capital em outubro de 2008 em reunião da Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Em 2009, ele foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por promover a tolerância e não-violência, com o seu empenho ao longo da vida pela paz mundial, o diálogo intercultural e os direitos humanos.

Ele estudou filosofia e teologia no seminário de Mechelen (Bélgica) e tornou-se padre em 1949. Obteve mestrado em ciências políticas e sociais na Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e ganhou um PhD em Sociologia pela Universidade Católica de Louvain.

Fonte: Barão de Itararé

 

..