Pelo menos três iraquianos morrem em explosão de carro-bomba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 18 de janeiro de 2005 as 06:08, por: cdb

Pelo menos três iraquianos morreram e onze ficaram feridos, nesta terça-feira, com a explosão de um carro-bomba junto à sede em Bagdá do principal partido político xiita do Iraque, informaram fontes policiais.

O veículo deflagrou junto à sede do Conselho Supremo da Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), dirigido por Abdel Aziz al-Hakim, membro do Conselho de governo interino e candidato nas eleições de 30 de janeiro.

Fontes médicas do hospital Karama assinalaram que alguns dos feridos estão em estado “muito grave”.

– O ataque criminoso foi cometido por aqueles que tentam sabotar o trabalho que se realiza para devolver a segurança e a estabilidade ao país. – disse Haizam al-Hassani, porta-voz do partido em Bagdá.

Hassani detalhou que o veículo explodiu às 8h55 (03h55 de Brasília) em frente ao edifício que acolhe o CSRII no bairro de Yadriyia, no centro da capital, e destruiu parte do muro de concreto que protege sua entrada.

O CSRII, que já sofreu grandes ataques nos últimos dois meses, se perfila como um dos partidos mais fortes para as eleições do próximo dia 30.

Em dezembro, cerca de setenta pessoas morreram em um atentado coordenado contra interesses deste partido nas cidades santas xiitas de Najaf e Karbala, ao sul do país.