Pelo menos 67 soldados dos EUA ficaram feridos no combate

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de março de 2003 as 10:53, por: cdb

Tropas iraquianas feriram 30 fuzileiros navais americanos num ataque surpresa com foguetes perto de Nasiriyah, no sul do Iraque.

Um correspondente da BBC que esteve no local informa que centenas de fuzileiros procuraram abrigo quando os foguetes, em grupos de quatro, atingiram o alvo.

Os americanos responderam com metralhadoras e bombardeios aéreos. Mas há informações de que esse contra-ataque pode ter ferido outro grupo de fuzileiros navais, em mais um incidente de fogo amigo.

O resultado do contra-ataque seriam outros 37 solddos americanos feridos, dos quais três em estado crítico e dois em estado grave, conforme um oficial disse a um repórter da agência de notícias AFP que está acompanhado o grupo de militares.

Investigação

Ainda não há informações sobre mortos ou feridos do lado iraquiano.

Um porta-voz do comando central americano, no Catar, disse que o incidente está sendo investigado.

O correspondente da BBC Jonathan Marcus, que está no Catar, diz que o combate foi numa escala e numa intensidade inesperadas para os americanos.

Outro correspondente da BBC, que está acompanhando as tropas que estão perto de Nasiriyah, afirma que a cidade está ficando mais perigosa para os americanos.