Pé na estrada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2005 as 10:23, por: cdb

Está rolando até domingo no CCBB a mostra Outros rumos – a reinvenção do road movie. Entre os filmes que estão sendo exibidos estão Morangos silvestres (de Ingmar Bergman), Gosto de cereja (de Abbas Kiarostami), O demônio das 11 horas (de Jean-Luc Godard) e História real (de David Lynch), entre outros. Detalhe: todos em película. Passa em vídeo, ainda, Aconteceu naquela noite (de Frank Capra), Alice não mora mais aqui (Scorsese), Easy Rider (Dennis Hopper), entre outros poucos. 

E o que é o road movie afinal? A idéia da mostra é bem interessante e os filmes escolhidos são coerentes, mas, ainda assim, não parece muito centrada. Um road movie, como ficou estabelecido e difundido em jornais e revistas nos anos 60, sempre foi muito associado à contracultura e aos movimentos culturais daquela década, sendo Easy Rider seu maior ícone. Associar o filme de Godard e de Bergman ao conceito de road movie parece forçar uma barra, apesar de ter lá sua coerência. A melhor coerência seria acrescentar filmes de John Ford e Howard Hawks. Ou, por que não, Beavis & Butt-Head conquistam a América. Se o sentido da mostra era extrapolar o conceito de road movie, ou, como diz o texto no catálogo, “fugir do óbvio”, nada melhor do que flertar gêneros nitidamente opostos ou distintos (no tempo, no conceito). Em parte isso é feito, juntando Godard a Lynch, mas a escolha dos filmes como representação escapista do conceito road movie poderia ter sido melhor.    

O CCBB é craque em fazer mostras vagas… uma delas, em 2003, tratava da arquitetura no cinema. Bons filmes foram exibidos, mas ficou aquele “e daí” no ar, atravessado com pouca coerência e uma certa falta de assunto.

                                                        *****
Errata: cometemos um erro na coluna de ontem. Entreatos, de João Moreira Salles, não é um documentário sobre a cerimônia de posse de Lula. Trata-se de um doc sobre o perído final das eleições, que levou o atual presidente ao cargo.