Paulo Porto Alegre se apresenta no Movimento Violão (dia 28)

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 16:03, por: cdb

 

Reconhecido como um dos mais importantes violonistas Brasileiros, Paulo Porto Alegre é a atração do Movimento Violão na quarta-feira (28), às 21 horas, no Teatro Municipal de Araraquara. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas.

 De acordo com a crítica especializada, o músico realiza “uma interpretação à altura dos melhores concertistas mundiais” e “diminui com maestria a distância entre o erudito e o popular”.

 Paulo Porto Alegre desenvolve um repertório único, indo desde o repertório clássico para violão até seus refinados arranjos de Beatles, George Gershwin, Pat Metheny e Ralph Towner, além de composições próprias e música brasileira.

 Compositores de renome – como Aylton Escobar, Radamés Gnattali, Sérgio Assad, Eduardo Fernandez e Guido Santorsola – têm obras escritas especialmente para Paulo, que é reconhecido e elogiado por suas composições próprias. Entre elas, destaque para: “Quatro Sonatas”, “12 Estudos Populares”, “24 Estudos Modais”, “Suite Brasileira”. Vale destacar que muitas de suas obras foram editadas no Brasil e Alemanha.

 Paulo tem se apresentado como solista com as principais orquestras nas maiores cidades brasileiras, desde Teatro Amazonas de Manaus até Teatro Municipal de São Paulo e Rio de Janeiro. Também, apresentações internacionais – como no Canadá, Estados Unidos, Europa e Ásia – estão no currículo do talentoso violonista.

 Grandes intérpretes – como: Duo Assad, Claudio Cruz, Marcelo Jaffé, Edelton Gloeden, Alceu Reis, Helena Jank, Rosana Lamosa e Quarteto Kodaly, entre outros – já foram acompanhados por Paulo Porto Alegre.
 Professor de violão e música de câmara na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP- Tom Jobim), Paulo lecionou também em importantes festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

 As gravações do músico incluem: “Trio Opus 12”, “Festival Villa-Lobos 1984”, “A Queda dos Pássaros”,  “Trio”, “Luminamara”  e “Sons das Américas” (CD duplo, com o Núcleo Hespérides), “Forrobodó” (com o grupo Quaternaglia), “Retratos de Radamés” (CD duplo – música de câmara de Radamés Gnattali com o Núcleo Hespérides), “Violões do Brasil” (CD e DVD – panorama do violão brasileiro com diversos intérpretes).

 Seus próximos projetos incluem a gravação de seus arranjos para violão solo, com obras de G. Gershwin, Beatles, P. Metheny e R.Towner.

 Entre seus prêmios, destaque para: V Concurso Internacional de Violão Palestrina (1979), III Concurso Internacional de Violão do Festival Villa-Lobos (1984). Também, recebeu o Premiere Mention do Concours Internationale de Composition da ORTF (Paris), em 1986. Novidades – O Movimento Violão é hoje um dos mais importantes programas neste segmento do cenário musical brasileiro e tem a realização da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

 Único em seu formato, o Movimento Violão abrange Araraquara, Ribeirão Preto e São Paulo em apresentações mensais gratuitas com convidados que representam o que há de melhor em violão no mundo, sob a coordenação do músico Paulo Martelli.

 De acordo com o coordenador, a edição do Movimento Violão volta a ter o apoio do ProAc e da Usina São Manoel e, neste ano, terá convidados internacionais, como: Pablo Márquez (argentino radicado na Europa, considerado um dos melhores violonistas da atualidade) e o legendário Duo Assad. “A programação é a mais quente de todos os anos, comemorando em Araraquara nove anos de existência”, conta Paulo.

 Segundo ele, o projeto volta a ser recebido nas unidades do SESC-SP, a partir de março, e terá todos os concertos gravados para o SESC-TV. “A temporada 2009-2010 gerou 11 programas de TV e será lançada em uma caixa de DVDs, pelo selo do SESC, sendo disponibilizada para venda a preços populares nas unidades do país todo”, adianta.

 Em 2012 também, o Movimento Violão continua sua temporada no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, sendo que o primeiro concerto da série já aconteceu em janeiro.

 Ainda, Paulo conta que o DVD e o CD do Movimento Violão estão indicados para o 23º Prêmio da Música Brasileira, coroando a seriedade do trabalho desenvolvido por um projeto nascido em Araraquara e que vem conquistando o mundo. Programa: G. Gershwin                    Love is Here to Stay

 Paulo Porto Alegre        Quatro Estudos sobre Temas dos Beatles  

 Pat Metheny                   Letter from Home                                         Better days Ahead

 Ralph Towner               Green and Golden                                        Toledo
 Paulo Porto Alegre     Três Estudos Modais                                        Três Estudos Populares:                                        Pedrinho no Choro                                       Solidão                                      Samba de Guaratiba SERVIÇO:“Movimento Violão”, com Paulo Porto AlegreLocal: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Fonte Luminosa)Dia: 28 de março (quarta-feira)Horário: 21 horas Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura e Fundart) Entrada gratuita (retirada de convites no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, a partir das 13 horas)