Paulo Davim lamenta incêndio que destruiu base na Antártica 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 13:31, por: cdb

O senador Paulo Davim (PV-RN) lamentou o incêndio que destruiu cerca de 70% da estação Comandante Ferraz, base brasileira na Antártica. Ele se solidarizou com as famílias dos dois militares que morreram na tentativa de combater o fogo.

Em pronunciamento nesta terça-feira (28), o parlamentar destacou a intenção anunciada pela presidente Dilma Rousseff de reconstruir a estação.

– O Brasil não pode abrir mão de pertencer a este seleto grupo de países presentes no continente gelado – afirmou o senador, que visitou a base no ano passado.

Na visita, Paulo Davim afirmou ter constatado a presença de pesquisadores de órgãos como Petrobras, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e cientistas de várias universidades, empreendendo pesquisas solares, médicas, geológicas e sobre a vida marinha.

O parlamentar também enfatizou a necessidade de a Marinha brasileira e a Petrobras resgatarem a embarcação de transporte de carga que naufragou próxima à base com 10 mil litros de combustível. Ele salientou que o resgate tem de ser feito o mais rapidamente possível, para evitar riscos de contaminação ao meio ambiente.

Da Redação / Agência Senado