Paul Brenner diz que Saddam está no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 1 de novembro de 2003 as 14:01, por: cdb

Saddam Hussein está “vivo no Iraque”, e sua captura é “nossa primeira prioridade”, afirmou neste sábado o administrador civil americano no Iraque, Paul Bremer. “Acreditamos que Saddam está vivo, e no Iraque. Sua captura ou sua eliminação são nossa primeira prioridade”, destacou Bremer durante entrevista coletiva à imprensa em Bagdá.

“Não temos um indício claro sobre se o próprio Saddam está por trás dos ataques”, acrescentou, referindo-se à onda de atentados cometidos em Bagdá domingo e segunda-feira passados. Bremer afirmou que “é importante capturar ou matar Saddam, para acabar de uma vez por todas com o sonho de que Saddam e seus assassinos voltarão”. “Seus dias estão terminados no Iraque, queremos que isso fique bem claro”, acrescentou.

Bremer também destacou que a coalizão “acelerará” a transferência do poder aos iraquianos. O general Ricardo Sánchez, o militar norte-americano de mais alta patente no Iraque, estimou que os ataques contra as forças da coalizão no país árabe não passam de “atos violentos, insignificantes do ponto de vista estratégico e operacional”.