Patriota e Timerman acertam detalhes de visita de Dilma à Argentina

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Janeiro de 2011 às 09:35, por: CdB

Brasília - Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor Timerman, passaram a manhã de hoje (10) reunidos em Buenos Aires (Argentina). Os dois acertaram detalhes da visita da presidenta Dilma Rousseff, no próximo dia 31. À tarde, Patriota conversa com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, além dos ministros das Finanças, Amado Boudou, do Planejamento e Investimentos Públicos, Julio de Vido, e da Área Social, Alícia Kirchner.

A expectativa, de acordo com assessores argentinos e brasileiros, é que Patriota e Timerman concedam entrevista coletiva no final desta tarde. A visita de Dilma à Argentina será a primeira viagem da presidenta ao exterior inaugurando uma série que inclui Uruguai, Paraguai e Peru, na América do Sul.

Brasil e Argentina mantêm um intenso comércio. No ano passado, o intercâmbio bilateral chegou a US$ 32,9 bilhões. Em geral, são comercializados produtos industrializados de alto valor agregado. Para assessores argentinos, o diálogo deve ser dominado por uma conversa econômica e comercial. A Argentina passa por uma fase econômica delicada.

No fim do ano passado, houve desabastecimento de combustíveis e faltaram produtos nas prateleiras dos supermercados, assim como houve apagões em algumas cidades. Em outubro, há eleições presidenciais no país e a corrida já começou.

Patriota chega a Buenos Aires a dois dias de a Argentina assumir a presidência do chamado G77 mais a China. O G77 mais China reúne os países em desenvolvimento e foi estabelecido com a meta de manter a coordenação das ações de articulação sobre interesses econômicos e comerciais em bloco. Uma das prioridades é a busca por acordos mais justos nas relações Sul-Sul.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Preservação dos direitos humanos e fim das desigualdades devem marcar política externa do país Chanceler brasileiro negocia na Argentina primeira viagem internacional de Dilma Argentina investiga suspeita de participação de brasileiros em roubo de cofres
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo