Passageiros poderão fazer exames de pressão arterial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de abril de 2006 as 13:18, por: cdb

Médicos e enfermeiros contratados pela empresa concessionária dos serviços de transportes Barcas S/A vão realizar, nesta sexta-feira, gratuitamente, exames de pressão arterial nos passageiros que desejarem conhecer esses dados sobre a saúde. A promoção acontece na semana em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Os exames serão realizados nos passageiros presentes à estação da Praça XV. Além dos exames, os profissionais também vão distribuir materiais informativos sobre a doença e aprender sobre os cinco passos para uma vida saudável. O serviço estará disponível das 10h às 16h.

A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico especifico.

A pressão arterial varia durante o dia dependendo da atividade exercida pelas pessoas. Ela aumenta quando ocorre a prática de exercícios físicos ou quando se está excitado e diminui quando relaxado ou durante o sono. Até mesmo a postura – sentado ou em pé – influencia a pressão arterial. Este é o motivo pelo qual os médicos devem aferir várias vezes a pressão arterial para firmarem corretamente o diagnóstico de hipertensão arterial.

Quando sua pressão arterial é medida, dois números são anotados, tais como 140/90. O maior número, chamado pressão arterial sistólica, é a pressão do sangue nos vasos, quando o coração se contrai, ou bombeia, para impulsionar o sangue para o resto do corpo. O menor número, chamado pressão diastólica, é a pressão do sangue nos vasos quando o coração encontra-se na fase de relaxamento (diástole).