Parte do forro de igreja de 344 anos desaba em Sorocaba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de outubro de 2003 as 18:03, por: cdb

Duas tábuas do forro da Igreja de Sant’Anna, construída em 1660, desabaram na noite desta quinta-feira durante a celebração de uma missa, em Sorocaba. Os pedaços de madeira causaram ferimentos leves em uma mulher. A missa, que resgatava o uso do latim nas celebrações religiosas, não foi interrompida.

O Mosteiro de São Bento de Sorocaba é um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial brasileiro em São Paulo, mas está bastante deteriorado. As paredes de taipa de pilão apresentam trincas e infiltrações. Sua construção foi feita posteriormente à da igreja e data de 1667. Baltazar Fernandes doou o conjunto e as terras adjacentes à Ordem Beneditina, que o administra até hoje.

Exigiu apenas que fosse celebrada anualmente uma missa em sua intenção, tradição que também é mantida. Seus restos mortais estão enterrados sob o piso da nave principal. O projeto de restauro foi enviado ao Ministério da Cultura para obtenção de recursos. Como está havendo demora, os beneditinos pretendem lançar até o fim do ano uma campanha de mobilização do empresariado e da comunidade visando arrecadar recursos para a obra.