Parque Vila Pinho fica mais verde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 15:45, por: cdb

Crianças e adolescentes de três escolas municipais do Barreiro, além de adultos e idosos da Academia da Cidade do bairro Vila Pinho participaram de uma aula de Cidadania e Educação Ambiental no Parque Carlos de Faria Tavares, mais conhecido como Parque Vila Pinho. Por meio de uma parceria da Fundação de Parques Municipais (FPM), da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação, estudantes e monitores do Programa Escola Integrada das escolas municipais da Vila Pinho, CIAC Lucas Monteiro Machado e Edith Pimenta da Veiga, alunos da Academia da Cidade e da ONG Esportiva “Ajude uma Estrela a Brilhar” ajudaram no plantio de 83 mudas de árvores na área verde do local.

De acordo com Edanise Reis, chefe do Departamento de Parques Sudoeste da Fundação de Parques Municipais, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade do entorno do parque, uma vez que as árvores plantadas oferecerão conforto ambiental e beleza ao espaço, a atividade contribui para uma maior interação da população com o parque. “O local está passando por uma intervenção paisagística desde janeiro deste ano. Ele já recebeu 600 metros quadrados de grama, 22 palmeiras e, hoje, plantamos cerca de 60 mudas de árvores. Também, estamos preparando os canteiros para receber flores, e, para que isso seja preservado, precisamos da contribuição de todos os usuários do Parque”, destacou.

Ainda segundo ela, as áreas próximas ao playground, às quadras e à Academia da Cidade receberam mudas de árvores de porte grande, como a tipuana e a paineira, para que no futuro elas criem grandes áreas sombreadas. “Neste primeiro momento, foram selecionadas 15 espécies. Todas com características que contribuem para a qualidade de vida dos usuários do parque. Esta é a primeira etapa de plantio. Outras programações estão sendo desenvolvidas para uma continuidade do plantio de mudas arbóreas na área”, disse.

Participação

“O parque é de quem?”, perguntou a representante da Secretaria Municipal de Educação das Escolas Integradas do Barreiro, Eliane Márcia Cruz, durante o plantio de mudas no Parque Vila Pinho. E os alunos responderam em coro: “O parque é nosso!”. De acordo com Eliana, este tipo de atividade promove a educação ambiental e contribui para que a comunidade tenha o sentimento de pertencimento do espaço público.

“Queremos integrar a comunidade ao parque. Hoje são 800 alunos que utilizam o espaço. Temos que ensinar as crianças a não depredar, conscientizá-los para despertar um sentimento de pertencimento e cuidado”, enfatizou o chefe de Divisão de Manejo e Operações do Barreiro da FPM, José Igídio do Carmo.

Para Perpétua Maria Martins, aluna da Academia da Cidade Vila Pinho, que ajudou a plantar cinco mudas da árvore da espécie coração negro, o aprendizado adquirido foi muito importante. “Podemos ensinar para as crianças que as árvores precisam de proteção. Plantar uma árvore é plantar vida e as crianças precisam aprender coisas boas para ficarem longe das drogas. Estou muito feliz por poder participar desse evento”, contou.

Tais Carolina, de nove anos, aluna da Escola Municipal Lucas Monteiro Machado, também ficou muito satisfeita com sua atuação. “É muito bom ajudar a natureza. Hoje, plantei uma muda de urucum, coloquei adubo e calcário na terra. Depois molhei para a árvore crescer forte e bonita. Vou voltar aqui para ver as árvores crescerem”, diz com as mãos sujas de terra.

Espécies plantadas

Nome Popular              Nome Científico                 Quantidade
Palmeira                          Gerivá Syagrus sp                    22
Urucum                           Bixa orellana                            15
Paineira                           Ceiba speciosa                         01
Mogno                            Swietenia sp                             04
Aroeira salsa                   Schinus molle                            05
Mirindiba                         Lafoensia gyptocarpa               04
Tipuana                           Tipuana tipu                             10
Ipê tabaco                       Handroanthus sp                      06
Ipê branco                      Handroanthus róseo alba           01
Pau brasil                        Caesalpinia tinctoria                  01
Quaresmeira                   Tibouchina granulosa                 01
Alecrim de campinas       Holocalix balansae                    03
Pau ferro                        Caesalpinia ferrea                      04
Magnólia amarela            Michelia champaca                   01
Coração de negro           Poecilanthe parviflora                05
Normal021falsefalsefalsePT-BRX-NONEX-NONEMicrosoftInternetExplorer4/* Style Definitions */table.MsoNormalTable{mso-style-name:”Tabela normal”;mso-tstyle-rowband-size:0;mso-tstyle-colband-size:0;mso-style-noshow:yes;mso-style-priority:99;mso-style-qformat:yes;mso-style-parent:””;mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;mso-para-margin:0cm;mso-para-margin-bottom:.0001pt;mso-pagination:widow-orphan;font-size:11.0pt;font-family:”Calibri”,”sans-serif”;mso-ascii-font-family:Calibri;mso-ascii-theme-font:minor-latin;mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;mso-fareast-theme-font:minor-fareast;mso-hansi-font-family:Calibri;mso-hansi-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}