Parlamento venezuelano rechaça golpe no Paraguai

Arquivado em:
Publicado Quarta, 27 de Junho de 2012 às 09:46, por: CdB

A Assembleia Nacional de Venezuela rechaçou o golpe de Estado perpetrado contra o presidente constitucional do Paraguai, Fernando Lugo, no último 22 de junho.

Em sessão ordinária celebrada nesta terça-feira (26), o Parlamento aprovou a proposta realizada pelo deputado Luis Acuña, que assegurou que a destituição responde aos interesses da oligarquia e atenta contra a integração das nações latino-americanas e caribenhas.

O Parlamento venezuelano decidiu, ademais, solidarizar-se com os movimentos sociais do Paraguai que apoiam Lugo. Assim, respaldou as decisões do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de suspender o envio de petróleo ao Paraguai e retirar o embaixador venezuelano desse país sul-americano.

O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Aristóbulo Istúriz, afirmou que o golpe paraguaio tem fatura imperialista e oligárquica. Alertou que "nosso povo tem que estar alerta", pois todo este panorama, estendido à situação da Bolívia e Argentina, coincide com a estratégia da burguesia venezuelana, que pretende desqualificar ao Conselho Nacional Eleitoral, antes das eleições presidenciais do próximo 7 de outubro.

Lugo foi destituído pelo Congresso de seu país em um processo de julgamento político que a maioria dos governos da região já declarou rechaçar.

Fonte: Prensa Latina

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo