Parlamento espanhol rejeita plano sobre independência basca

Arquivado em:
Publicado Quarta, 02 de Fevereiro de 2005 às 00:07, por: CdB

O Parlamento espanhol rejeitou na terça-feira um plano para dar uma virtual independência à conturbada região Basca, mas os líderes locais prometeram levar adiante um plebiscito com a proposta. Parlamentares derrotaram por 313 votos a 29, com duas abstenções, o plano do premier basco Juan José Ibarretxe. 

- Se esse Parlamento decidir fechar a porta para a maioria absoluta do Parlamento basco e para a sociedade basca, eu simplesmente manterei minha palavra e vou levar adiante uma consulta ao povo (basco)- disse Ibarretxe aos parlamentares antes da votação.  

- Se vivemos juntos, temos de decidir juntos- disse Zapatero a Ibarretxe durante o tenso debate no Parlamento, de quase oito horas, veiculado pela TV estatal.

Zapatero falou de um novo projeto para o País Basco e para toda a Espanha, mas não detalhou as propostas. O projeto de independência tem causado polêmica na Espanha desde que foi aprovado pelo Parlamento regional basco em 30 de dezembro, com votos do Batasuna, partido apontado como braço político do grupo armado separatista ETA.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo