Parlamentares discutem reconhecimento do Estado Palestino

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de novembro de 2012 as 15:30, por: cdb

Uma luta universal pela paz com Justiça. Pelo reconhecimento do Estado da Palestina. Pela convivência pacífica entre palestinos e israelenses.
Assim o deputado Raul Carrion resume os objetivos do Fórum Social Mundial Palestina Livre, que ocorre até 1º de dezembro com a presença de políticos e lideranças palestinas, israelenses, sindicais, estudantis, comunitárias, da luta das mulheres.

Após pressões contrárias à realização do evento, a luta dos movimentos sociais intensificou-se e a Assembleia Legislativa reafirmou o apoio ao Fórum e ao Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre, que ocorre paralelamente.

Fórum Parlamentar Mundial Palestina Livre
Os deputados da Assembleia Legislativa do RS uniram-se ao para a realização do Fórum Social Mundial – Palestina Livre, acolhendo e sediando o Fórum Parlamentar Mundial – Palestina Livre em 30 de novembro.

As atividades ocorrem no Plenarinho e nas salas Mauricio Cardoso, Salzano Vieira da Cunha, Sarmento Leite e Alberto Pasqualini, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A realização do Fórum de Parlamentares de todo o mundo – em solidariedade ao Povo Palestino e pelo do reconhecimento do Estado Palestino – tem por fundamento a aprovação da Lei nº13.725/2010, que instituiu o 29 de Novembro como o Dia Estadual de Solidariedade ao povo Palestino, criada por Carrion.

A abertura do Fórum Parlamentar ocorre no Plenarinho, a partir das 13h30min, com o tema Autodeterminação, reconhecimento do Estado da Palestina, e Direito ao Retorno. Participam da mesa:

Nabil Shaath, membro do Conselho Nacional palestino (parlamento da OLP, responsável pelas relações internacionais do Al Fatah, primeiro-ministro da ANP
Ibrahim Al Zeben – embaixador palestino no Brasil
Fayez Saqq – membro do Conselho Legislativo palestino
Ibrahim Eleisa – representante da Arábia Saudita
Jamila Moussari – presidente da delegação do Marrocos
Abdel Salam Slam – representante da delegação do Marrocos
Deputado Raul Carrion
Representantes do governo do Estado, da Câmara de Deputados, do Senado, da Uvergs (União de Vereadores do RS)

Grupos temáticos

Após a abertura serão iniciados os trabalhos dos grupos temáticos:
GT 1- Respeito ao Direito Internacional e aos Direitos HumanosGT 2- Ações parlamentares de solidariedadeGT 3- Por um mundo sem muros – redes e articulações parlamentaresGT 4- Ações parlamentares e a sociedade civilDe Porto Alegre,
Isabela Soares

 

..