Parentes das vítimas do vôo 1907 iniciam processo nos EUA

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Publicado segunda-feira, 6 de novembro de 2006 as 21:20, por: cdb

Parentes de vítimas do acidente com um Boeing da Gol e um jato Legacy em setembro entraram na segunda-feira com um processo num tribunal dos Estados Unidos contra a ExcelAire, empresa proprietária do jato executivo, e a Honeywell International, fabricante do sistema anticolisão instalado em ambas as aeronaves. O acidente do dia 29 de setembro aconteceu depois que o Boeing 737-800 da Gol se chocou com o jato.

Todas as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram enquanto o Legacy conseguiu pousar em segurança em uma base aérea no sul do Pará. Foi o pior acidente da história da aviação brasileira. O processo, movido em um tribunal de Nova York por 10 famílias de vítimas, acusa a ExcelAire e a Honeywell de terem contribuído para que o acidente acontecesse.

Segundo a ação “os pilotos do jato da ExcelAire voavam em uma altitude incorreta no momento da colisão e o transponder do jato da ExcelAire (…) não funcionava no momento da colisão”.O transponder é um equipamento que rastreia a posição da aeronave em relação ao solo e a outros aviões e é parte de um sistema que ajuda a evitar colisões.

A Honeywell informou não ter tido acesso ao processo, mas afirmou em comunicado que “a Honeywell não tem conhecimento de nenhuma evidência que indique que seu transponder instalado no Legacy da Embraer não funcionava como deveria ou que a Honeywell seja responsável pelo acidente.”

Uma porta-voz da ExcelAire não estava imediatamente disponível para comentar. O processo visa obter indenizações em dinheiro.