Parceria cria projeto que oferece oportunidades a jovens infratores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 08:10, por: cdb
  • Publicação: 02/03/2012 – 11:05h
  • Redatores: Pérola Werdesheim
  • Release N.º: 417
  • Juliana Wolf

    O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), o superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) João Neto, a diretora da Fiec, Eliane Geiss, o secretário Luís Henrique Furlan da Assistência Social e Suely Palma Borges Scalfi do Educandário Deus e a Natureza, anunciaram na tarde de quarta-feira (29) ações que criam efetivamente oportunidades para o jovem infrator. Trata-se de um projeto, ainda sem nome, que prioriza a inserção do jovem no estudo, no trabalho e no acompanhamento futuro. Suas respectivas famílias também estão incluídas neste processo de benefícios, através de cursos de qualificação e inserção no mercado de trabalho. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na Fiec.

    “Errar é natural do ser humano e estamos aqui para ajudar, mas só depende de vocês”, assim iniciou a fala o superintendente da Fiec. Explicou aos 15 jovens presentes que 11 cursos rápidos foram disponibilizados pela Fiec, além do curso de informática básica; o Educandário abriu 20 modalidades de cursos através dos projetos existentes na instituição. São eles: Mãos Jovens (de 11 a 18 anos); Mãos a obra (a partir de 16 anos); Fazendo arte em família (a partir de 11 anos) e o programa Jovem Aprendiz (de 15 a 23 anos). Todos os jovens e familiares do projeto têm prioridade, ou seja, não precisam aguardar em fila de espera.

    O secretário da pasta da Assistência Social lembrou que o diferencial deste projeto é o foco no profissional. “Adolescentes querem fazer parte da área técnica e Indaiatuba possui a Fiec que está pronta para recebê-los”

    O prefeito Reinaldo Nogueira disse que há um comprometimento entre estas parcerias, para que os jovens tenham rapidamente a parte teórica, prática e com a real oportunidade de atuação no mercado, através do estágio remunerado. “Investindo na auto estima deles acredito que vamos conseguir adequar mais de 70% destes jovens”, disse o prefeito.

    Cursos abertos aos domingos, na Fiec:

    Administração Financeira (16 horas) – três inscrições

    Auto CAD para Construção Civil (28 horas) – duas inscrições

    Interpretação de Desenho Mecânico (24 horas) – duas inscrições

    Photoshop (24 horas) – uma inscrição

    Os cursos de Atendimento ao Cliente; Contabilidade Básica; ferramentas para gestão da Qualidade; Gestão de Pessoas – Depto. Pessoal; Logística; Metrologia Dimensional e Treinamento em Liderança de Equipes não tiveram inscrições. A data para início dos cursos é 15 de abril.

    Informática Básica – seis inscrições

    Educandário –

    Inglês –duas inscrições – uma vez por semana, das 14h30 às 16 horas

    Hardware – uma inscrição – uma vez por semana, das 14h às 16 horas

    Informática – uma inscrição – duas vezes por semana (manhã ou tarde)

    Assistente/auxiliar administrativo – uma inscrição – de segunda a sexta-feira (manhã).

    #