Paraná registra 2.203 casos de dengue no ano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 19 de março de 2007 as 18:07, por: cdb

A Secretaria de Saúde do Paraná registrou do início do ano até esta segunda-feira 2.203 casos de dengue. Desses, 1.976 foram contraídos no município onde a pessoa vive (autóctones) e 227 são importados de outros estados. Dos 399 municípios paranaenses, 111 já registram casos de dengue.

Em 2006, neste mesmo período, a secretaria confirmado 124 casos em todo o Paraná. Segundo o  coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, José Francisco Konolsaneisen, a situação no estado pode ser definida como ” preocupante”, principalmente na região de Foz do Iguaçu, Ubiratã, Maringá e Londrina.

O coordenador disse, no entanto, que esse aumento no número de casos já era esperado.   

– A situação estava prevista com base nas condições climáticas, nas adaptações biológicas do vetor e no ciclo sazonal da doença, que tende a aumentar e diminuir em determinados períodos -, disse Konolsaneisen .

Konolsaneisen informou que além da campanha estadual na mídia , que tem como slogan 
” Se você ajudar, a dengue vai acabar”, com comerciais de televisão e spots de rádio,  agentes de saúde estão visitando constantemente as residências e orientando a população.

Técnicos da saúde estão também aplicando larvicidas em bueiros e córregos. Outra medida que vem sendo tomada pela  Secretaria da Saúde é a aplicação do inseticida de ultrabaixo volume com equipamento pesado, o fumacê.