Paraná confirma nove mortes por causa da dengue este ano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de março de 2011 as 13:05, por: cdb

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – Boletim divulgado hoje (21) pela Secretaria de Saúde do Paraná confirma nove mortes em decorrência da dengue este ano. Até agora, foram confirmados 4.532 casos da doença (4.389 autóctones e 143 importados) entre 23.350 casos suspeitos.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a situação é de alerta em 12 municípios considerados de alto risco. “Nesses locais pode haver aumento ainda mais significativo da doença nas próximas semanas. Eles [municípios] já estão com altos índices de infestação e muitos casos notificados, se não forem tomadas medidas urgentes a situação pode se agravar “ afirmou.

Os 12 municípios listados como de alto risco para dengue são: São Miguel do Iguaçu, Florestópolis, Astorga, Cambé, Leópolis, Bela Vista do Paraíso, Maripá, Medianeira, Marialva, Paiçandu, Cascavel e Sarandi. Em todos foram confirmados casos autóctones – contraídos no município, o que caracteriza circulação viral.

O superintendente afirmou que estão programadas diversas ações de combate à dengue nos próximos dias no estado. Entre as iniciativas está a capacitação de pessoal nos municípios mais infestados.

Serão adotadas medidas de controle buscando prevenir e minimizar o impacto da doença. Sezifredo Paz destaca ainda a importância da participação da população nessas iniciativas. “Todos devem colaborar eliminando criadouros, não manter compartimentos com água parada e, diante de qualquer sintoma da doença, procurar um posto de saúde.”

 

Edição: Lílian Beraldo

Saúdedengueestadosmortesparaná