Para Kassab, com chuvas acima da média não há investimento que evite enchentes

Arquivado em:
Publicado Terça, 11 de Janeiro de 2011 às 12:00, por: CdB

São Paulo - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, atribuiu à intensidade das chuvas os transtornos ocorridos em toda a cidade, entre a noite de ontem (10) e a madrugada de hoje (11). Ele destacou que, em 11 dias do mês de janeiro, já choveu 93% da média registrada para o período nos últimos anos. Em toda a cidade, foram registrados mais de 100 pontos de alagamento. “Isso mostra que a intensidade das chuvas foi muito grande. Sempre é previsto que no mês de janeiro chova bastante, portanto, essa é a razão de estarmos com todas as nossas equipes a postos”.

Kassab afirmou que a administração municipal e o poder público em geral têm feito o máximo para que a cidade esteja preparada para as chuvas, seja com relação aos profissionais envolvidos quanto aos recursos investidos. Segundo ele, 2010 foi o ano no qual mais se investiu em obras de melhorias para evitar transtornos com as enchentes.

Sobre a Bacia do Rio Aricanduva, na zona leste da capital, o prefeito disse que só depois de seis anos de obras intensas ocorreu o primeiro alagamento no local. Apesar dos investimentos feitos para aumentar a capacidade de vazão do rio, choveu mais do que o suportado pelas obras. “O que nos conforta é que as obras ainda não chegaram ao final. Faltam ser construídos dois reservatórios e fazer as obras na ponte de Itaquera, o que nos permitirá ter uma capacidade maior ainda para enfrentar chuvas intensas”.

Kassab ressaltou que os bueiros da cidade são constantemente limpos e enfatizou que na região oeste, nas proximidades do Ceagesp (central pública de abastecimento de frutas, verduras e legumes), esse trabalho é feito com frequência. Disse que os “piscinões” construídos em diversas áreas de risco corresponderam à expectativa. “Todos estavam preparados e ajudaram muito para que a consequência não fosse ainda pior”. De acordo com ele, o trabalho de desassoreamento que vem sendo feito no Rio Tietê desde o ano passado dará condições para que o rio suporte volumes ainda maiores de chuva.

Kassab disse que, este ano, a prefeitura investirá recursos próprios e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em áreas da zona sul, que têm sido atingidas com frequência pelas chuvas. Ele negou que faltaram investimentos pra atenuar os efeitos dos temporais. “O que posso afirmar é que os investimentos que acontecem hoje na cidade de São Paulo são inquestionavelmente superiores a qualquer investimento que foi realizado em qualquer ano na história da cidade de São Paulo. O importante é que o orçamento seja usado de maneira bastante justa e equilibrada”.

Edição: Vinicius Doria

Leia também:

Previsão do Inmet é de mais chuva para Sudeste e Centro-Oeste Chuva na capital paulista já atingiu 93% do esperado para todo o mês de janeiro Sobe para 13 número de mortos em consequência das chuvas em SãoPaulo Ceagesp reabre depois de alagamento provocado pela chuva Chuva provoca caos na cidade de São Paulo, que registra 26 pontos de alagamento Chuva causa pelo menos 11 mortes no estado de São Paulo
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo