Papa vai se reunir com Powell

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 29 de maio de 2003 as 23:55, por: cdb

O papa João Paulo II receberá em audiência na segunda-feira o Secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, para falar da retomada das negociações de paz entre Israel e os palestinos.

O Papa abordará também junto ao interlocutor estadunidense a situação no Iraque depois da guerra, informaram fontes estadunidenses.

O Vaticano realizou uma intensa atividade diplomática nos primeiros meses do ano para evitar o conflito contra o Iraque porque, segundo o Papa, podia gerar um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos.

Em março deste ano, o Papa enviou o cardeal Pio Laghi em uma missão aos EUA com uma carta pessoal para o presidente norte-americano, George W. Bush.

Nesta ocasião, o cardeal Laghi teria se reunido com Powell para examinar a possibilidade de dar uma saída pacífica ao conflito e lhe manifestar os temores do pontífice por uma guerra que poderia criar uma fratura entre o Islã e o Cristianismo.

A diplomacia do Papa não pode impedir a guerra, e a partir do inicio do conflito o Vaticano concentrou seus esforços na tragédia humanitária no Iraque.

Nesta quarta-feira, o Papa enviou para o Iraque o monsenhor Paul Josef Cordes, como seu representante pessoal, para verificar as condições em que a Igreja Católica poderia levar ajudas humanitárias que favoreçam a reconstrução social e política do país.

Em Washington, fontes do Departamento de Estado informaram que Powell se entrevistará com o Secretario de Estado do Vaticano, o cardeal Angelo Sodano.