Pão pode causar câncer de rim, diz estudo italiano

Arquivado em:
Publicado Segunda, 23 de Outubro de 2006 às 16:42, por: CdB

Pão francês, para hamburguer, para cachorro-quente, brioches, seja o que for, eles são deliciosos, mas podem desencadear câncer de rim em pessoas que comem bastante deste alimento quase irresistível e que faz parte do dia-a-dia de pessoas em todo o mundo. A informação veio de um estudo de pesquisadores italianos. Segundo os cientistas do Instituto Farmacológico de Milão, massas e arroz também aumentariam moderadamente o risco de câncer, enquanto frango e vegetais reduziriam a tendência.

Eles compararam o estilo de vida, o histórico médico e os hábitos alimentares de 767 adultos portadores de câncer de rim com as condições de vida de outros 767 que não tinham a doença. Em artigo na revista especializada International Journal of Cancer, eles disseram que o alto nível de glicose - um tipo de açúcar - em alimentos como pão, massa e arroz poderia ser o fator relacionado ao risco de tumores.

Por outro lado, alimentos com menores níveis de glicose, como frango, carne processada e vegetais cozidos ou crus parecem reduzir o risco de câncer no rim.Outros produtos, incluindo café, chá, ovos, carne vermelha, peixes, queijos, batatas e frutas não pareceram exercer qualquer efeito.

A organização britânica Cancer Research UK disse que precisa de "mais evidências" para comprovar a validade do estudo.

O porta-voz da entidade, Ed Yong, disse que a metodologia da pesquisa pedia às pessoas que declarassem o que haviam comido nos últimos dois anos - o que pode ter gerado imprecisões.

- Precisamos de mais evidências de estudos mais amplos antes de dizer se esta relação (entre alimentos com alto teor de glicose e câncer de rim) de fato existe -, ele afirmou.

- Por enquanto, a única causa estabelecida e evitável de câncer de rim é se estar acima do peso ou ter obesidade, que responde por um em cada quatro casos, e o fumo, que conta para um em cada cinco casos - , completou.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo