Palocci: ´Ajustes vão levar o Brasil a um círculo virtuoso´

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de março de 2003 as 21:48, por: cdb

Ministro da Fazenda, Antonio Palocci disse nesta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que o governo está adotando mudanças “significativas” para que a economia do país entre num círculo virtuoso. Palocci acredita que o severo ajuste fiscal e a diminuição da relação dívida/PIB reduzirão o risco país, devolvendo a credibilidade.

“Nós não conseguiremos sair da armadilha da dívida pública, se não fizermos uma política fiscal que garanta a redução da relação dívida com o PIB no médio prazo”, afirmou.

O ministro arescentou que, conseguindo reduzir o estoque da dívida e o risco país, será possível reduzir as taxas de juros. Palocci disse ainda que o desejo de redução das taxas de juros, é um desejo do próprio governo, mas que isso deve ser feito de maneira sustentável. Ele explicou ainda que a equipe econômica optou por realizar um ajuste fiscal severo, cortando os gastos do próprio governo, para não ter de aumentar ainda mais a carga tributária, hoje em torno de 35%, que pesa sobre o povo brasileiro. Neste momento, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, explica o contingenciamento feito no Orçamento Geral da União para este ano.